O Parque de São Roque ou Quinta da Lameira tem mais de 4 hectares de área e foi adquirido pela Câmara Municipal do Porto à família Cálem.
A abertura como jardim ao público fez-se em 1979 e tornou-se desde então um autêntico pulmão da zona oriental da cidade do Porto. Nessa altura foram instaladas no Parque várias peças escultóricas e foi também colocada uma capela até então existente no Largo Actor Dias.
O seu arranjo é em patamares, com um ambiente característico dum jardim romântico, com recantos, um chafariz em ferro forjado, um lago, zonas mais sombrias, um miradouro circular, um lago em gruta. Conta também com pequenas construções graníticas, outrora casa de trabalho agora adaptadas a novas funções. Na zona superior tem uma mata de eucaliptos frondosa e fresca.A casa apalaçada de 1792 está degradada e num triste estado de abandono.
O seu ex-libris é um excelente e lindo labirinto construído por sebes (Buxus sempervirens), que visto de um plano superior lhe conferem um excelente efeito paisagístico.
fonte:wikipédia |
Sem comentários:
Enviar um comentário