quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

GUIMARÃES - CIDADE EUROPEIA DA CULTURA 2012

IGREJA DE S. FRANCISCO








PALÁCIO VILA FLOR - BELEZA INTEMPORAL

Com os seus jardins de buxo, (Prémio Nacional de Arquitectura Paisagista 2006 ) , o palácio e envolventes estiveram na posse da família Lopes Carvalho até 1829.  Em 1750, aí se realizaram os  grandes festejos comemorativos da aclamação do rei D. José I., data em que foram vendidos à família Arrochela, que ali recebeu D. Maria II, na sua visita à vila, em 23 de Junho de 1853, que determinou a elevação da vila de Guimarães a cidade. Em 1881 a família Arrochela vendeu o palácio a António Soares Veloso, homem de negócios e fomentador da Companhia de Caminho de Ferro de Bougado a Guimarães. Em 1884, recebeu a I Exposição Industrial de Guimarães. Foi posteriormente adquirido pela família Jordão que o vendeu à Câmara em 1976.
Abandonado durante anos, o palácio sofreu intervenções para instalar o Pólo de Guimarães da Universidade do Minho e, depois, a Academia de Música, uma oficina de teatro, um organismo universitário e salas para formação profissional.
Em 2005, depois de um profunda recuperação tornou-se o Centro Cultural Vila Flor,  principal equipamento cultural de Guimarães.










Sem comentários:

Enviar um comentário